quinta-feira, 6 de outubro de 2011

FERNANDO COLLOR DE MELO - SUA VERSÃO DOS FATOS (EM VÍDEO)

Tanto a surpreendente eleição, quanto o governo meteórico de Fernando Collor, incluindo sua saída da presidência através de um processo de impeachment, fizeram dele uma figura importante e imprescindível de ser estudada referente ao período da Nova República.

Seu temperamento explosivo, capaz de inflamar e conquistar as multidões ansiosas por um governo de pulso firme que solucionasse a crise em que o país vivia, tiveram seu contraponto mais expressivo no silêncio e na altivez demonstradas por ele quando da sua saída do Palácio do Planalto em 1992.

Collor passou de potencial salvador da pátria à persona non grata, num jogo de interesses que envolveu vários setores da sociedade civil e que confirmou a habilidade política dos que estavam no poder, que viram na mobilização social uma forma de fortalecer a imagem dos políticos e das instituições brasileiras e, ao mesmo tempo, de iniciarem uma nova dança das cadeiras pelas disputas internas por cargos no governo.

20 anos depois de sua eleição, Fernando Collor dá a sua versão dos fatos em uma entrevista à Globo News.


O entrevistador, Geneton Moraes Neto, apesar de sua experiência, repete algumas perguntas de maneiras diferentes, como quem deseja extrair alguma informação a mais ou confirmar as já passadas, no entanto, não considera expressões faciais e gestuais importantes do ex-presidente durante a entrevista, deixando passar algumas oportunidades que seriam fundamentais para que realmente conseguíssemos entender o que estava por trás de suas palavras.

Apesar disso, a entrevista é uma fonte histórica valiosíssima, pois nos dá maiores elementos para que possamos nos adentrar mais profundamente na análise deste momento histórico.







2 comentários:

  1. Frenando Collor de Mello foi um defensor quixotesco dos interesses elitistas. Espero termos amadurecido o suficiente para não mais cair neste tipo de armadilha

    ResponderExcluir
  2. O pior é que ainda tem gente que vota nele, por isso ele ainda continua na política.

    ResponderExcluir